Coordenador : André Renato Villela da Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389648.2206.370196.15022023
Departamento/Setor: RCM
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Programa
Publico Alvo : O público-alvo do programa é constituído pela sociedade civil, pública ou privada da região (Rio das Ostras, Macaé, Barra de São João e adjacências). Sempre que possível, será dada preferência aos grupos que possuam alguma vulnerabilidade social ou que sejam atendidos direta ou indiretamente pelos órgãos públicos municipais (escolas, hospitais, secretarias, ONGs, cooperativas, comunidades dentre outras). Também entendemos que os docentes e discentes participantes dos projetos de extensão se caracterizam como público-alvo, pois a interação dialógica pressupõe a troca de saberes que traz benefícios a estas pessoas.
Local de atuação: Instituto de Ciência e Tecnologia UFF
Objetivo
Os objetivos do programa são: I – Apoiar os Coordenadores de Projetos vinculados ao curso de Bacharelado em Ciência da Computação (RGC) ou ao Departamento de Computação (RCM), auxiliando o cadastro e renovação dos mesmos nos sistemas pertinentes e oferecendo suporte administrativo às ações extensionistas do Programa em todas as suas dimensões; II – Divulgar as ações extensionistas do Programa, interna e externamente à UFF, buscando identificar demandas da sociedade e buscando oferecer os projetos de interesse, sempre de forma a integrar o ensino e a pesquisa. III – Manter diálogo constante com a PROEX e coordenadores de projetos do RCM e/ou do RGC; IV – Conhecer a estrutura e funcionamento da PROEX a fim de programar e orientar professores e alunos em suas atividades de extensão; V – Estabelecer relações acadêmicas/institucionais com os núcleos temáticos da PROEX buscando suporte teórico/metodológico para as ações de extensão do Programa, observadas as competências específicas; VI – Promover eventos e encontros sistemáticos com docentes e discentes para sensibilizar, mobilizar e socializar as experiências extensionistas dos cursos e da universidade; VII – Orientar na execução, monitoramento e avaliação dos projetos de extensão do Programa, quando for necessário;
Resumo
A realização do Programa de Extensão do Departamento de Computação é uma ação necessária para que os diversos projetos individuais e coletivos dos professores do departamento possam ser conjugados e melhor estruturados como um todo. Alguns dos objetivos do Programa são o fomento à Ações Extensionistas por parte do departamento e uma melhor integração da Academia com a comunidade externa. A área de Computação tem se mostrado cada vez mais integrada em diversos setores da região, como órgãos municipais e serviços públicos, sociedade civil e empresas. Com o Programa, a Academia (no caso, o Instituto de Ciência e Tecnologia) também terá um canal de comunicação com estes setores, favorecendo o desenvolvimento tecnológico em áreas como saúde, educação, transporte, políticas públicas em geral, extração de petróleo e gás, dentre outras.